Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Amadurecer

O amor é a ocasião única de amadurecer, de tomar forma, de nos tornarmos um mundo para o ser amado. É uma alta exigência, uma ambição sem limites, que faz daquele que ama um eleito solicitado pelos mais vastos horizontes.

Fonte: "Cartas a um Poeta" - Rainer Maria Rilke

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Noites Brancas



... não sei por que, quando relanceei a vista através da janela, pareceu-me que o prédio fronteiro também envelhecera e que se tinha posto mais escuro e arruinado, que o estuque das pilastras estava todo gretado, que as cornijas se fendiam e enegreciam, e que as janelas estavam cheias de manchas e de sujeira.

Talvez a culpa de tudo isto fosse aquele raio de sol que de súbito surgiu por entre as nuvens, para logo depois voltar a esconder-se por detrás de outra ainda mais escura, que anunciava chuva, de tal maneira que todas as coisas se tornaram ainda mais lúgubres e mais sombrias...

Agora, não perdoar a tua ofensa, turvar a tua clara e pura felicidade com nuvens escuras, fazer-te censuras para que o teu coração se atormente e sofra, e palpite dolorosamente,...isso nunca farei!

Que a tua vida seja ditosa e tão diáfana e agradável como o teu doce sorriso, e bendita sejas pelo instante de felicidade que tu deste a outro coração solitário e agradecido!

Meu Deus! Um momento de felicidade! Sim! Não será isso o bastante para preencher uma vida?

[Noites Brancas - Fiódor Dostoiéviski]

segunda-feira, 12 de julho de 2010

O amor não é um sentimento

"Quando a satisfação, segurança e desenvolvimento de outra pessoa tornam-se tão significativos para você como a sua própria satisfação, segurança e desenvolvimento, o amor existe."
[ Dr. Harry Stack Sullivan - Conceptions of Modern Psychiatry ]
"As emoções são instáveis, e as pessoas que as identificam com o amor tornam-se amantes instáveis. (...) Seria fatal identificar o amor com as emoções devido à sua flutuação natural. Entretanto, seria também fatal para a relação afetiva se sua base não fosse constituída a partir de sentimentos de amor."
[ John Powell - O Segredo do Amor Eterno]

"Para servir assim tão bem para nos apanhar no casamento, a experiência de se apaixonar tem provavelmente como uma das suas características a ilusão de que a experiência irá durar sempre. Esta ilusão é fomentada na nossa cultura pelo mito vulgarmente cultivado do amor romântico, que tem as suas origens nas nossas histórias infantis favoritas, em que o príncipe e a princesa, uma vez unidos, vivem felizes para sempre. O mito do amor romântico diz-nos, com

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sons do silêncio



E sob a luz crua eu vi
Dez mil pessoas, talvez mais,
Conversando sem falar,
Escutando sem ouvir,
Compondo músicas jamais cantadas.
Ninguém ousava pertubar
Os sons do silêncio.

Sounds of Silence - Paul Simon


...a conversa por meio de clichês, é a resposta mais tímida ao dilema humano e o nível mais baixo da autocomunicação.[..] Essa é a conversa, a falta de comunicação do coquetel, dos encontros no clube, na lavanderia da esquina, etc.
As pessoas não compartilham absolutamente nada. Todos se mantêm em segurança no isolamento das aparências e das falsidades. Todo o grupo parece reunir-se para as pessoas ficarem sozinhas juntas.


[Extraído de Why Am I Afraid To Tell You Who I Am? de John Powell]

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Algo deu errado


"Você não vai conseguir pipoca alguma, filho. A máquina não está funcionando. Veja, há um cartaz na máquina. "
Mas a criança não entendeu. Afinal de contas, teve a vontade e tinha o dinheiro, e podia ver a pipoca dentro da máquina. E, no entanto, de algum modo, em algum lugar, alguma coisa deu errado, pois ele não conseguia ter a pipoca.
O menino voltou com a mãe e tinha vontade de chorar.

Senhor, eu também senti vontade de chorar, de chorar pelas pessoas que se transformaram em máquinas que não se abrem, defeituosas, quebradas, cheias de bondade que outras pessoas precisam e querem e da qual, apesar disso, nunca chegarão a usufruir, porque de algum modo, em algum lugar, alguma coisa deu errado lá dentro.

Out of Order - André Auw [Citado por John Powell em As Estações do Coração]

quarta-feira, 10 de março de 2010

Uma jornada de integridade



"Faze-me justiça, Senhor, pois tenho vivido com integridade. Tenho confiado no
Senhor, sem vacilar."
Salmo 26. 1

Integridade é uma característica valiosa.

Certa vez Bonhoeffer citou as necessidades da igreja atual: "simplicidade, objetividade, homens e mulheres honestos".

A integridade é fruto de um trabalho árduo, é uma viagem de muitas fases de auto-exame e honestidade. A integridade é uma vocação, uma viagem com etapas:

I - Aceitar a matéria-prima que Deus lhe deu.

Cada um de nós temos nossa própria história para escrever, e precisamos aceitar o que temos em mãos.

II - Reconhecer os capítulos ruins que você já escreveu.

Todos nós temos capítulos que gostaríamos de não tê-los escrito, no entanto eles estão lá e precisamos admiti-los e apropriar-se do conhecimento e experiência que eles trouxeram seja de foram direta ou indireta.

III - Criar uma consciência integral.

Nós preferimos abreviar a realidade para se adequar ao nosso conforto. Preferimos negar do que enfrentar as situações ou coisas que exigem um contato direto com a realidade; a realidade de quem somos, o que possuímos, o que acreditamos e como nos sentimos.
A consciência é a atitude mental de estar ciente da realidade a nossa volta. Uma consciência integral trás a realidade de todas as esferas de nossas vidas à uma observação, percepção e adequação conjunta.

IV - Mantenha contato com seu chamado.

Precisamos constantemente nos lembrar do nosso propósito. É extremamente perigoso nos perdermos no meio da jornada nos momentos em que olhamos para estímulos que não são coerentes com nosso chamado.

V- Certifique-se de sua história se encaixa na história de Deus.

Deus está escrevendo sua própria história, na qual temos de encaixar a nossa.


Conclusão

Certifique-se de sua história termina com Deus e com integridade.


[Compilado a partir do sermão de Lewis Smedes, "The Journey of Integrity "]

* Áudio do sermão (em inglês)

segunda-feira, 8 de março de 2010

Mulheres

Minha singela homenagens às mulheres...



Certo dia parei para observar as mulheres e só pude concluir uma coisa: elas não são humanas. São espiãs. Espiãs de Deus, disfarçadas entre nós.

Pare para refletir sobre o sexto-sentido. Alguém duvida de que ele exista?
E como explicar que ela saiba exatamente qual mulher, entre as presentes, em uma reunião, seja aquela que dá em cima de você? E quando ela antecipa que alguém tem algo contra você, que alguém está ficando doente ou que você quer terminar o relacionamento? E quando ela diz que vai fazer frio e manda você levar um casaco? Rio de Janeiro, 40 graus, você vai pegar um avião pra São Paulo. Só meia-hora de vôo. Ela fala pra você levar um casaco, porque "vai fazer frio". Você não leva. O que acontece? O avião fica preso no tráfego, em terra, por quase duas horas, depois que você já entrou, antes de decolar. O ar condicionado chega a pingar gelo de tanto frio que faz lá dentro!
"Leve um sapato extra na mala, querido. Vai que você pisa numa poça..."
Se você não levar o "sapato extra", meu amigo, leve dinheiro extra para comprar outro. Pois o seu estará, sem dúvida, molhado...

O sexto-sentido não faz sentido! É a comunicação direta com Deus! Assim é muito fácil...

As mulheres são mães! E preparam, literalmente, gente dentro de si. Será que Deus confiaria tamanha responsabilidade a um reles mortal? E não satisfeitas em ensinar a vida elas insistem em ensinar a vivê-la, de forma íntegra, oferecendo amor incondicional e disponibilidade integral.

Fala-se em "praga de mãe", "amor de mãe", "coração de mãe"... Tudo isso é meio mágico... Talvez Ele tenha instalado o dispositivo "coração de mãe" nos "anjos da guarda" de Seus filhos (que, aliás, foram criados à Sua imagem e semelhança).

As mulheres choram. Ou vazam? Ou extravazam? Homens também choram, mas é um choro diferente. As lágrimas das mulheres têm um não sei quê que não quer chorar, um não sei quê de fragilidade, um não sei quê de amor, um não sei quê de tempero divino, que tem um efeito devastador sobre os homens... É choro feminino. É choro de mulher...

Já viram como as mulheres conversam com os olhos? Elas conseguem pedir uma à outra para mudar de assunto com apenas um olhar. Elas fazem um comentário sarcástico com outro olhar. E apontam uma terceira pessoa com outro olhar. Quantos tipos de olhar existem? Elas conhecem todos...

Parece que freqüentam escolas diferentes das que freqüentam os homens! E é com um desses milhões de olhares que elas enfeitiçam os homens.

EN-FEI-TI-ÇAM !

E tem mais! No tocante às profissões, por que se concentram nas áreas de Humanas?
Para estudar os homens, é claro! Embora algumas disfarcem e estudem Exatas...

Nem mesmo Freud se arriscou a adentrar nessa seara. Ele, que estudou, como poucos, o comportamento humano, disse que a mulher era "um continente obscuro". Quer evidência maior do que essa?

Qualquer um que ama se aproxima de Deus. E com as mulheres também é assim. O amor as leva para perto dEle, já que Ele é o próprio amor. Por isso dizem "estar nas nuvens", quando apaixonadas.

É sabido que as mulheres confundem sexo e amor. E isso seria uma falha, se não obrigasse os homens a uma atitude mais sensível e respeitosa com a própria vida. Pena que eles nunca verão as mulheres-anjos que têm ao lado. Com todo esse amor de mãe, esposa e amiga, elas ainda são mulheres a maior parte do tempo.
Mas elas são anjos depois do sexo-amor. É nessa hora que elas se sentem o próprio amor encarnado e voltam a ser anjos. E levitam. Algumas até voam. Mas os homens não sabem disso. E nem poderiam. Porque são tomados por um encantamento que os faz dormir nessa hora.

Luís Fernando Veríssimo

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Be Your Everything

When you’re lost and all alone Quando você estiver perdido e sozinho
I will be your sure way home Eu serei a certeza do teu caminho de casa
When you’re left out in the cold Quando você estiver abandonado no frio
I will be your shelter from the storm Eu serei o seu abrigo da tempestade
When you’re clouded by your doubts Quando você estiver triste por suas dúvidas
When you’re surrounded and there’s no other way out Quando você estiver cercado e não há outro caminho para sair
I will be all that you need Eu serei tudo o que você precisa
And I’m here for the asking E eu estou aqui para o que pedir
Yea Sim



Let me be your everything Me deixe ser seu tudo
Let me be your everything Me deixe ser seu tudo
Look at all that I will bring Olhe para tudo o que Eu trarei
In exchange for what you have Em troca do que você tem
Let me be your everything Me deixe ser seu tudo



When you're wandering in the darkness Quando você estiver vagueando na escuridão
I will be the light that guides you Eu sereu a luz que te guia
And when death is standing at your doorway E quando a morte se aparecer em sua porta
I will be the life inside you Eu serei a vida dentro de você



When you face your deepest fears Quando você enfrentar os seus mais profundos medos
When you can't see thru all the tears Quando você não puder ver através de todas as lágrimas
I will stay year after year Eu ficarei ano após ano
So patiently waiting Então, esperando pacientemente
Here me saying Aqui dizendo



Let me be your everything Me deixe ser seu tudo
Let me be your everything Me deixe ser seu tudo
Look at all that I will bring Olhe para tudo o que Eu trarei
In exchange for what you have Em troca do que você tem
Let me be your everything Me deixe ser seu tudo



So bring your sorrow, bring your shame Então, traga a sua tristeza, traga a sua vergonha
All your suffering and your pain Todo o seu sofrimento e sua dor
Don’t you know the price is paid Você não sabe o preço que é pago
If only you’ll let me be Se você só Me deixar ser



Neither height nor depth, nor life, nor death Nem as alturas ou as profundezas, nem vida, nem morte
The angels above or the demons beneath the sea Os anjos acima ou os demônios abaixo do mar
Could ever separate you from Poderiam jamais te separar
The love in me, so won't you Do amor em Mim, então você não irá



Let me be your everything Me deixe ser seu tudo
Let me be your everything Me deixe ser seu tudo
Look at all that I will bring Olhe para tudo o que Eu trarei
In exchange for what you have Em troca do que você tem
Let me be your everything Me deixe ser seu tudo



So bring your sorrow, bring your shame Então, traga a sua tristeza, traga a sua vergonha
All your suffering and your pain Todo o seu sofrimento e sua dor
Don’t you know the price is paid Você não sabe o preço que é pago
If only you’ll let me be Se você só Me deixar ser



If only you’ll let me be Se você só Me deixar ser
Let me be your everything Me deixe ser seu tudo
Your everything Seu tudo
Yea Sim





Big Daddy Weave - Álbum: Field of Grace

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Graça e Justiça



"A culpa não era o meu problema principal, segundo eu achava. O que mais sentia era uma noção total de indignidade que não conseguia ligar a quaisquer pecados concretos dos quais fosse culpado. Eu precisava mais do que perdão; desejava ter um sentimento de que Deus me aceitava, me possuía, me segurava, me confirmava, e que nunca me largaria mesmo se não ficasse muito impressionado com o que tinha nas mãos".
Lewis Smedes - Shame and Grace [Vergonha e Graça]


"Um pai espanhol decidiu reconciliar-se com o filho que fugira para Madri. Tomado de remorso, o pai publica o seguinte anúncio no jornal El Liberal : "PACO, ENCONTRE COMIGO NO HOTEL MONTANA TERÇA-FEIRA AO MEIO-DIA. ESTÁ TUDO PERDOADO. PAPÁ". Paco é um nome comum na Espanha. Assim, quando o pai chega ao local combinado, encontra oitocentos jovens chamados Paco à espera de seus pais."
Ernest Hemingway - Citado em Maravilhosa Graça de Philip Yancey.


"Não tenho o direito de fazer o que quero com o meu dinheiro? Ou você está com inveja porque sou generoso? Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos"
Mateus 20 . 15 e 16 - Bíblia NVI



Metanoiando:
  • De onde vem a culpa? Qual a origem da vergonha?
  • O que é justiça? A graça é justa?O perdão é justo?
  • Como Deus resolveu o paradoxo Graça versus Justiça?

Amor Clichê





terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Epitáfio

[FOTO - Enterro da esposa de um traficante no Rio - Detalhes da cova: metragem de um quarto; caixão em cima da cama; TV de LCD; cadeiras; cama de casal; todo o seu guarda roupas e sapatos; as paredes estão com massa corrida e pintadas; há carpete de 1ª linha no chão; espelho; penteadeira; bebidas importadas... ]

Ele[Jesus] lhes ensinava muitas coisas por parábolas, dizendo em seu ensino:

"Ouçam! O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.[...]

Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas, de forma que ela não deu fruto.[...]

Então Jesus lhes perguntou: "Vocês não entendem esta parábola? Como, então, compreenderão todas as outras?[...]

O semeador semeia a palavra.

Algumas pessoas são como a semente à beira do caminho, onde a palavra é semeada. Logo que a ouvem, Satanás vem e retira a palavra nelas semeada.[...]

Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra; mas, quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas sufocam a palavra, tornando-a infrutífera.

[Marcos 4. 2-19 Bíblia NVI]


n e g ó c i o
e g o
ó c i o
c i o
0
[Epitáfio para um banqueiro - José Paulo Paes ]

[Publicado inicialmente em http://devocionaisdiarios.blogspot.com ]