Páginas

quinta-feira, 2 de abril de 2009

O Amado

"Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas.
Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!"
Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim!"
Jesus parou e disse: "Chamem-no". E chamaram o cego: "Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando".
Lançando sua capa para o lado, de um salto pôs-se em pé e dirigiu-se a Jesus.
"O que você quer que eu lhe faça?", perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: "Mestre, eu quero ver!"
"Vá", disse Jesus, "a sua fé o curou". Imediatamente ele recuperou a visão e seguiu Jesus pelo caminho." Marcos 10. 46-52 Bíblia Sagrada(NVI)


Por todos os Evangelhos vejo Jesus se aproximando dos pobres e necessitados. Sua compaixão e ternura mostram o amor de Deus de uma forma inquestionável. Aqueles personagens que foram alcançados pelo toque de Cristo tinham alguma fragilidade, os que não se enxergavam em tal situação não o seguiram (o jovem rico). Vejo minha pequenez em cada um desses personagens. Suas necessidades representam muito bem as minhas próprias necessidades.
Bartimeu me parece um exemplo dentre aqueles que reconheceram sua necessidade de cura. Por um momento pensei que, se Bartimeu estivera tão acostumado a mendigar, então o que lhe pareceria mais natural seria responder a pergunta de Jesus com um pedido de esmola. Parei , então, por um momento para observar como a vida de Bartimeu se assemelha a minha, num sentido mais abstrato.
A maior riqueza e o que o sr humano mais busca é o amor e a aceitação. Isso parece ser uma verdade universal. Seja qual for a atividade do cotidiano ela sempre será indiretamente uma busca por amor. Mesmo que tudo pareça apontar para uma busca desenfreada por dinheiro e poder, o ciclo se fecha novamente quando percebemos que desejamos o dinheiro para ter poder e poder para ser aceito e amado. Mesmo sendo um raciocínio simplista, penso que isso seja uma realidade.
Nos sentimos completos e plenamente seguros quando somos aceitos e amados. Essa verdade fundamenta nossa identidade. Então corremos pra todos os cantos mendigando o amor e aceitação das pessoas. Essas esmolas nunca nos preenchem por completo, mesmo que nos ajudem a forma uma identidade pessoal consistente. Para Bartimeu as esmolas eram um meio de sobrevivência, o que posso dizer então de como sobrevivo emocionalmente?Tenho sido bem sustentado; tenho uma família, amigos e a igreja que são as minhas salva-guardas quando minha identidade parece desnutrida.
Bartimeu reconheceu a sua cegueira e decidiu não mais pedir esmolas, ele desejava ver.
Preciso a cada dia reconhecer minha cegueira emocional; a cegueira da minha própria identidade; as minhas dificuldades em conhecer-me e em relacionar-me com outras pessoas; minha fraca filosofia de vida.
Esse reconhecimento significa um verdadeiro gesto de fé, porque fé é justamente isso: Um salto no escuro, ou seja, reconhecer que se está na escuridadão e confiar na luz de Cristo.
Eu preciso reconhecer que não sei e que não consigo entender para que Ele possa curar a minha cegueira. Preciso deixar de lado a tentativa constante de requisitar amor a todos, como quem pede aqui e ali uma esmola. Tenho hoje a oportunidade de reconhecer minha necessidade do amor de Deus. Então não precisarei mais de esmolas pois terei a plena consciência de quem sou, "sou aquele que é amado por Cristo"*.

* frase de Thomas Merton.

Nenhum comentário: