Páginas

domingo, 5 de julho de 2009

Simetria e Dominação

"Se o universo inteiro não tivesse sentido, nunca perceberíamos que ele não tem sentido - do mesmo modo que, se não existisse luz no universo e as criaturas não tivessem olhos, nunca nos saberíamos imersos na escuridão. A própria palavra escuridão não teria significado."

DESAFIO: Tente usar os mesmos argumentos que C.S. Lewis usou no trecho acima para mostrar que " a maldade não consegue sequer ser má como a bondade é boa".

RESPOSTA AO DESAFIO: Algumas idéias são naturalmente simétricas, por exemplo:
A luz e a escuridão: só existe escuridão se existir a luz, visto que a escuridão é a ausência da luz. Luz e escuridão são idéias simétricas. No entanto a recíproca não é verdadeira, ou seja, é falso dizer que só existe luz se existir escuridão. Se isso fosse verdade, pela lógica, luz e escuridão seriam a mesma coisa, o que é um absurdo.
Daí vem a idéia de dominação; a luz é independente da escuridão, mas a escuridão depende da existência da luz para ter significado.
No caso da bondade e da maldade, a bondade é ela mesma, ou seja, você pode justificar o bem pelo próprio bem; quando ajudo alguém, o que conceitualmente é algo bom, faço isso ou porque sou realmente uma pessoa boa, ou por alguma outra intenção que me favorece, o que também é uma bondade, só que direcionada a mim.
Já a maldade não pode se justificar por si mesma, ou seja, ninguém consegue afirmar que fez o mal porque o mal era mal, pois se era mal, em todos os sentidos, você não teria a vontade ou intenção de fazer, portanto temos uma contradição em termos, pois a própria decisão a favor de uma ação implica na bondade, em algum sentido, daquela ação. "Logo a maldade é apenas o Bem pervertido. E para que haja uma perversão, é preciso que haja uma perfeição", e a partir daqui segue-se uma recorrência onde o mal justifica-se pelo bem aplicado de forma simétrica.


Abraços!

* Trechos entre aspas foram retirados do livro "Cristianismo Puro e Simples" - C. S. Lewis

Nenhum comentário: